terça-feira, 3 de março de 2009

ERA UMA VEZ...




Ontem voltando pra casa vim escutando música no meu adorado MP3 player. Alanis, Queen e Radiohead: modo aleatório, virar a cabeça para o lado e cochilar. Mas não cochilei. Pois tive uma sensação intrigante, como se a cada música que eu ouvisse, eu me lembrasse de alguém. Um música me lembrava tal pessoa, pois essa pessoa adora essa música. Outra, porque em determinada situação ouvi essa música com tal pessoa. Ou então eu simplesmente associei arbitrariamente em meus pensamentos uma pessoa a uma música, mesmo sem muita lógica. E essa sensação foi ficando cada vez mais nítida, como se cada pessoa realmente tivesse sua música na minha cabeça. (Agora mesmo, escrevendo essas linhas e ouvindo música, "Fake Plastic Trees" me lembra de alguns amigos, e essa sensação continua.)Será mesmo que cada pessoa de quem gosto tem a sua música? Será que eu sou a única pessoa que associa as pessoas a músicas? Acho que não é exatamente assim: não são músicas que lembram pessoas, ou vice-versa. São frases, situações, lembranças que cada música evoca em mim. Um casal de namorados costuma ter "A sua música" especial. Acho que cada amigo e familiar meu também pode ter certeza de que tem a sua música. E olhe que tenho muitas músicas especiais, muitas "nossas músicas".Então também imaginei se eu tenho alguma música que seja minha. Não consigo pensar em nenhuma. Será que quando toca alguma música, eu não lembro de mim mesmo? Costumo pensar que tenho uma música por semana: há vezes que fico desesperado para ouvir determinada música, e então ouço até gastar duarante aquela semana! E depois passa...Mas não. Não consigo apoderar-me de nenhuma para mim, como se fosse uma música para aumentar minha auto-estima: compartilho-as todas com meus amigos, e isso me faz bem. E eu acho que eu não sou o único que faz isso não: garanto como tu também te lembras de alguém quando toca alguma música. Música de que gosto, que tocou naquele dia especial (ou não), que não tenha nada a ver comigo. Enfim, é bom saber que nenhuma música é somente boa pelas suas frases musicais, sua letra ou melodia: O que torna uma música especial são as boas lembranças que ela nos traz.



"I hope you don't mind that I put down in words how wonderful life is now you're in the world"

Nenhum comentário:

***